fbpx

Pintura Veicular: 8 dicas para pintar carro


Sabe quando a pintura do seu carro já está desgastada? Chuva, sol, poeira, aquele arranhão que aparece no para-lamas após umas horas no estacionamento: tudo isso acaba maltratando a lataria ao longo do tempo. Um retoque pode deixa-lo brilhando como novo. Confira oito dicas para pintar o seu carro

pintura

Local para pintura

Primeiramente, deve-se estacionar o veículo em um local coberto e arejado, para evitar poeira, chuvas, ventos e exposição ao sol. É necessária boa iluminação e espaço suficiente para circular ao redor do automóvel.

Materiais

Os materiais utilizados devem estar previamente separados, para que o trabalho não necessite de interrupções. Geralmente são utilizados lixa, primer, tinta, fita crepe e jornal, máscaras, compressor de ar, estopa e solventes.

Preste bastante atenção na hora de escolher a tinta. Algumas cores de carro possuem tonalidades um pouco diferentes ou variações no estilo da pintura, como as metalizadas, por exemplo. Certifique-se de que escolheu a tinta correta e de boa qualidade.

Cuidados

Alguns cuidados devem ser tomados antes de iniciar a pintura para que o resultado final seja conforme o desejado. O carro deve estar limpo, com amassados consertados e ferrugem removida. Uma pintura nova em folha pode destacar pequenas imperfeições que antes passavam despercebidas.

Evitando erros

Acabamentos em borracha, plástico, vidro ou outros metais devem ser cobertos com fita crepe e jornal. Preste muita atenção nessa parte, pois um simples descuido, como uma fita colada torta, por exemplo, pode acarretar que a tinta cubra permanentemente áreas indesejadas.

O chão do local e até mesmo paredes ou objetos próximos também podem ser cobertos, para evitar que fiquem cobertos permanentemente pela tinta.

Preparação

A parte da lataria que receberá a pintura deve ser lixada, para que a nova camada de tinta possa aderir melhor. Uma limpeza mais pesada deve ser realizada, visando eliminar qualquer tipo de resíduo de poeira ou fiapos de tecido.

A aplicação de aguarrás ou álcool desnaturado pode garantir, inclusive, a remoção de manchas quase imperceptíveis de óleo proveniente das mãos.

Mãos à obra

Encerrada a preparação do veículo, chega o momento da pintura. Para começar, deve ser aplicado o primer, principalmente nas áreas que apresentavam ferrugem, arranhões ou amassados.

O primer também deve ser aplicado no local principal de pintura. O produto deve secar conforme as instruções contidas no rótulo. Após a secagem, os locais devem ser lixados para que fiquem nivelados. É interessante limpar novamente com o álcool desnaturado ou aguarrás para remover novamente eventuais resíduos.

Colorindo

É hora de pulverizar a tinta. Não se esqueça da máscara para proteger boca e nariz. Um óculos de proteção também é aconselhável. As recomendações de diluição da tinta normalmente estão descritas no rótulo do produto. O processo de secagem total geralmente leva alguns dias, dependendo da marca, da diluição e até mesmo das condições climáticas. Dias secos e ensolarados favorecem a secagem. Dias úmidos e frios desaceleram o processo.

Acabamento

Você pode utilizar uma lixa bem fina para que a pintura fique totalmente lisa. A aplicação de cera ou um polimento ajudam a proteger e dar brilho à lataria.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nossos outros conteúdos e fique sempre bem informado. Para encontrar outros temas interessantes para você, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades. Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais com seus amigos.