fbpx

Onde mexer para tunar o motor do seu carro


Atualmente é comum vermos inúmeras pessoas fazendo alterações no seu veículo, mas claro, tudo dentro da lei, pois ninguém quer perder o veículo e nem a sua carteira de motorista. E hoje vamos falar sobre motor.

Por este motivo, é necessário ficarmos atentos quanto a onde devemos mexer para tunar o motor do nosso carro. Confira abaixo algumas dicas para tunar o seu carro e o motor dele.

Motor

O motor é a primeira e principal parte em que mexemos para modificar o nosso carro. Para tunar um carro é necessário de fato mexer no motor, mas para fazer isso tem que ter atenção com relação a quanto mexemos no mesmo.

Para tunar o motor do seu carro e continuar dentro da lei, a potência máxima do seu motor deve ser aumentada em até no máximo 10%, passando disso você já está infringindo a lei, o que não é o comportamento de um bom motorista.

motor

Para tunar o motor do seu carro, você deve mexer nesses 3 componentes:

  • Turbo;
  • Nitro ;
  • Chip;

Tunar outras partes do carro além do motor

  • Freios

O Contran não permite que você faça alterações nos freios, por isso, você deve manter os de fábrica. As alterações nos freios podem causar problemas ao mesmo e gerar acidentes, por questões de segurança os freios não podem ser alterados.

  • Suspensão

Suspensões com regulagem de altura são proibidas, por este motivo você não deve mexer nelas para tunar o seu carro.

  • Pneus e rodas 

Você pode fazer alterações nos pneus  e nas rodas, contanto que você não passe os limites externos dos para-lamas e nem aumente ou diminua o diâmetro, pois isso não é permitido. Mas se for rodas dentro de tais limites, a alteração é permitida e dá uma cara bem diferente para o seu carro.

  • Faróis 

O xênon teve sua proibição em junho do ano de 2011, portanto, o seu uso no farol só é permitido quando vem de fábrica ou para quem o instalou de forma legal antes da proibição.

  • Chassi 

O chassi e o monobloco não podem ser alterados, os que vieram de fábrica devem permanecer no veículo.

  • Altura 

A altura de um carro é umas das principais características que são alteradas por quem quer tunar o veículo. A alteração na altura é permitida por lei, por isso é comum vermos tantos carros rebaixados. Mas não basta apenas rebaixar e pronto, é necessário que o INMETRO avalie o veículo para permitir que ele seja rebaixado ou não.

  • Visual 

Tunar o visual do seu carro é totalmente permitido. Você pode adicionar spoiler ou bodykit ao seu carro. A única modificação que não é permitida quanto ao visual do carro é se ocorrer do acessório atrapalhar a visão periférica do motorista.

  • Cor

Alterações na cor do veículo são permitidas, mas é necessário fazer com ciência de que, se você alterar mais da metade do seu carro você deve alterar a documentação do veículo.

Se você críticas ou sugestões, deixe um comentário abaixo. Caso tenha dúvidas, deixe-as também, que se possível iremos saná-la da melhor forma possível.