fbpx

O que é e para que serve redução parcelas financiamento carro


Ter um carro é uma necessidade, mas nem sempre o consumidor dispõe de dinheiro suficiente para comprá-lo à vista. Dessa maneira, é necessário fazer várias pesquisas de preço para escolher um veículo que seja de sua preferência e não esteja com preço elevado. Por isso hoje vamos falar sobre redução parcelas financiamento carro.

Além disso, também será preciso fazer um financiamento. Vários fatores devem ser observados ao realizar um financiamento, mas nem sempre a pessoa sabe analisar a proposta de financiamento e entender as taxas de juros compradas.

Aliás, na maioria dos casos, os consumidores não sabem o que é redução de juros do financiamento, ação revisional do contrato, redução parcelas financiamento carro, sendo que algumas dessas demandas são direitos de quem financia.

Se você já escutou esses termos, mas não sabe como conseguir redução parcelas financiamento carro, nós te explicaremos como isto é possível.

Primeiramente, saiba que é possível reduzir, sendo que a única possibilidade é por meio de uma ação revisional do contrato de financiamento. Mas quando se pode ajuizar uma ação revisional e como ela pode conseguir redução parcelas financiamento carro? 

A revisional pode ser acionada desde que após fazer um financiamento de veículos, o consumidor observe um aumento do valor das parcelas em decorrência de algumas irregularidades contratuais.

Dentre algumas estão: capitalização de juros (que seria a cobrança de juros sobre juros), juros e encargos (multa) que não foram contratados ou também que sejam superiores ao que consta no contrato, entre outras possíveis irregularidades. 

redução parcelas financiamento carro

Diferencias e aplicações da redução parcelas financiamento carro

Para solucionar essas situações citadas acima, o consumidor entra com uma demanda judicial, solicitando a revisão do contrato de financiamento do seu veículo.

É somente com o ajuizamento de ação revisional que é possível a redução parcelas financiamento carro. A revisional se aplica para financiamento de automóveis por meio de leasing, alienação fiduciária ou consórcio, assim como serve para revisar irregularidades consideradas abusivas.

Salienta-se que o objetivo da ação revisional não será melhorar o parcelamento da dívida do  financiamento. O que pretende é revisar as taxas abusivas que estão embutidas na parcela e, consequentemente, refletirá no parcelamento do financiamento.

Confira a seguir três dicas relacionadas com a redução de parcelas no financiamento.

  1. Antes de se entrar com uma ação revisional do contrato de financiamento, consulte um advogado especialista, para que ele analise o contrato e confirme a possibilidade de ajuizamento da ação revisional.
  2. Também possível obter consultorias sobre esse tema. Além disso, o ideal seria que você também contasse com ajuda profissional antes de finalizar o financiamento.
  3. Algumas das situações que podem acarretar uma revisional são: em casos de atraso no pagamento da parcela os juros e a multa não podem ser superiores a 1% e 2%, respectivamente. Além disso, não pode haver capitalização de juros, se não foi fixado inicial no contrato, bem como os juros remuneratórios não podem ser superiores a média de mercado para operações de crédito da mesma espécie, segundo divulgação do Banco Central. Por fim, a comissão de permanência não pode ser acumulada com outros encargos de atraso.

Trouxemos aqui algumas informações sobre redução parcelas financiamento carro. Dessa maneira, sabe-se que é possível reduzir as parcelas do financiamento, desde que se entre com uma ação revisional.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe nossos outros conteúdos e fique sempre bem informado. Para encontrar outros temas interessantes para você, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro de nossas novidades. Não se esqueça de compartilhar em suas redes sociais com seus amigos.